O sono é uma necessidade orgânica de todo ser humano, assim como a alimentação e a hidratação.
Um bebê que não dorme pode estar sob influência de fatores orgânicos ou sob interferências externas que o impedem de dormir de forma adequada.
Os bebês vivenciam fases de sono REM e NREM, cada uma desempenhando um importante papel no seu desenvolvimento. Entender essas fases do sono nos permite ajustar suas rotinas para melhorar a qualidade do sono.
Rotina é o segredo! Estabelecer uma rotina tranquila antes de dormir pode ajudar os bebês a se acalmarem e se prepararem para o sono.
Ruídos mais altos e/ou luminosidade podem interferir nos ciclos de sono, então criar um ambiente silencioso ou com sons que imitem os sons que o bebe escutava na barriga e com pouca incidência de luz solar ou artificial pode ajudar muito a promover um sono adequado.
Além disso, a temperatura e umidade do quarto são elementos frequentemente esquecidos. Fralda molhada ou irritações da mucosa nasal também podem atrapalhar o sono do bebe. Manter um ambiente fresco e confortável contribui para um sono mais tranquilo e contínuo.
Estou aqui para ajudá-los a compreender melhor esses fatores e como adaptar o ambiente para promover um sono mais tranquilo e reparador para os pequenos exploradores dos sonhos.
Com carinho, Dra. Crisandra Fonseca.