A gravidez não dura 9 meses, mas sim 12 meses!

WhatsApp Image 2024-02-12 at 16.47.00 (1)

A gravidez não dura 9 meses, mas sim 12 meses!

Recebo diariamente mensagem de mães preocupadas, me perguntando se estão fazendo algo de errado, querem detectar pelo choro do bebê o que ele está sentindo.

Mãe é normal e esperado que você  se sinta perdida.

Bebês passam 9 meses na barriga, alguns até 10, recebendo alimento sem que precise chorar ou solicitar, o ambiente é propício, quentinho, seguro, apertadinho. Eles já chupavam o dedo dentro da barriga, lá tudo era perfeito. Nascem e encontram muita luz, frio,  novos sons, precisam chorar para comer, precisam sugar pra saciar a necessidade deles.

Os bebês nascem porque já não há mais espaço para eles se desenvolverem na barriga,  porque se torna inviável para o corpo humano manter o desenvolvimento do bebê. Então ele nasce, mas o desenvolvimento continua por mais 3 meses. É a Exterogestação ( Extero=externo gestação).

Pelo facto dos bebês terem  o sistema neurológico imaturo, eles choram muito; e seu leite não é fraco porque ele sai chorando do peito, seu leite é tudo o que ele precisa, no peito ele encontra toda segurança que necessita. Bebês demandam muito, bebês dormem melhor no colo, choram por contato físico, choram por absolutamente tudo. Não estranhe se ele quiser peito, colo, peito, colo o tempo todo. É ASSIM MESMO!

No útero era tudo apertado, aqui fora ele se sente solto quando você o coloca na cama (reflexo de Moro). Eu sei que você se sente apreensiva quando o vê chorando nas trocas de fralda, tudo bem chorar, não precisa colocar chupeta isso vai afetar a amamentação, e inúmeras outras coisas. Troca a fralda e depois da colo.

O  profissional que é pró amamentação e respeita a fisiologia humana, vai te falar que tudo isso é esperado e vai te apoiar.

Mãe, seu bebê vai nascer e quando ele estiver no seu colo não espere muito dele, ele é muito pequeno e imaturo, vocês dois ainda estão se adaptando, não espere que ele durma horas seguidas, e normalize ele ficar no peito. Escute o seu coração, escute seu bebê, olhe pra ele. Isso não será pra sempre, tudo isso passa, e você ainda terá saudade desse tempo.

Estou aqui para te apoiar em todas as etapas do desenvolvimento do seu bebê.

Com carinho, Dra. Crisandra Fonseca.

Compartilhe agora mesmo: